quinta-feira, 24 de março de 2011

Dia Internacional da Lontra Bernardina

Tirámos algumas fotografias do grande acontecimento, com a pena de a nossa máquina fotográfica ter falhado antes que conseguíssemos fotografar todas a s 34 turmas envolvidas e todas as actividades.

Esta festa de apresentação do projecto à Comunidade foi inicialmente pensada para ser realizada no Parque Municipal do Sítio das Fontes. As dificuldades de deslocar 600 alunos levaram à escolha da EB23 Jacinto Correia para a realização deste evento. 

Os alunos mais velhos prepararam actividades para apresentar aos alunos mais novos. Estes contribuíram sobretudo com trabalhos para as exposições.


 A D. Lontra Bernardina, acabada de chegar do Jardim de Infância de Lagoa















 As transformações pelas quais a Lontra Bernardina passou quando tentava fazer poções para ganhar asas e voar pelo mundo
 A responsável pelo PREAA, Helena Tapadinhas (à esquerda) com a coordenadora do PREAA no Agrupamento Jac..., digo, ESPAMOL, Professora Maria João Sousa. A coordenação da professora Maria João, a dedicação de todos os envolvidos e os laços de cooperação que já vêm do anterior Agrupamento Jacinto Correia foram fundamentais para o sucesso desta festa de arromba. O bom tempo também ajudou.
 O laboratório de pesquisa da lontra: o mundo tem tantas coisas maravilhosas para vermos e conhecermos! E a ciência é a forma maravilhosa de procurar saber mais, de descobrir e de compreender coisas que podemos explicar a outras pessoas.
 ...Eis alguns pormenores desta bancada: plantas do Parque Municipal do Sítio das Fontes, um dos locais habitados pela Lontra Bernardina, e alguns espécimes de animais...


Será que a Lontra Bernardina usa pernas de tarântula e asas de morcego nas suas poções? Talvez ela seja vegetariana...
 Helena Tapadinhas e a coordenadora das bibliotecas do Agrupamento, a Professora Isabel Rosa. As bibliotecas da EB23 Jacinto Correia, da EB1 de Lagoa e da EB1 de Porches contribuíram para a dinamização dom PREAA no Agrupamento.
 Um dos laboratórios da lontra Bernardina: juntam-se uns pozinhos disto e daquilo com uns líquidos marados e obtém-se... um pega-monstro.
 O laboratório de poções, ainda em fase de preparação: desta vez só tinha chás de ervas.
 A turma do JI de Porches
 Uma das turmas de 1.º e 2.º anos de Carvoeiro
 A outra turma dos 1.º e 2.º anos de Carvoeiro
 A turma do 4.º Ano de carvoeiro, à procura de formas geométricas na fotografia aérea do Sítio das Fontes
 A turma da EB1 de Vale d'El-Rei na mesma actividade
 A turma de segundo ano da Professora Filomena Candeias
 A Professora Goreti Martins, em representação da Direcção do Agrupamento, e o nosso grande amigo Veriano, transportanto o mobile produzido pelo JI de Porches
 Uma vista geral de uma das representações dramáticas
Um pormenor da mesma representação dramática

Sem comentários:

Enviar um comentário